Garrafa 330 – Chuva no mar   1 comment

O desejo de caminhar, apesar do dia chuvoso, e de alargar meus horizontes para o encontro de céu e mar, como de costume, me aproximou outra vez da areia da praia na Barra da Tijuca. E a chuva fininha, quase imperceptível, que me acompanhou desde que saí de casa, acabou se transformando em chuva forte, ao final da caminhada.

E apontando meu olhar para o sul, na direção do mar profundo onde do outro lado deve estar o Continente Antártico, tal qual uma minúscula ilha, me vi apenas cercado de água por todos os lados. Muito poucas pessoas se aventuravam no calçadão naquele momento, todas muito afastadas… Tinha contato apenas com a água do meu próprio suor, a água da chuva, a água do mar… Só faltaram algumas lágrimas de emoção, que deixei pra outro dia…

Ver a chuva forte caindo no vasto oceano, sentindo ao mesmo tempo sua pressão sobre o meu corpo, encharcando minhas roupas e tênis, me fez pensar em voltar correndo pra casa. Mas resisti a esse impulso inicial. Já estava molhado até os ossos e continuei por mais algum tempo presenciando esse ciclo vital que, em delicado equilíbrio, mantém a vida nesse nosso pequeno planeta azul.

Voltar pra casa… Voltar pra casa… Talvez fossem ecos da voz da minha mãe, na infância distante dizendo: Você vai ficar resfriado! Sai dessa chuva menino!

E, de repente, com um arrepio, me dei conta que era essa a imagem que tinha diante dos olhos. A volta pra casa… A gota de chuva mergulhando no oceano…

Sorri feliz comigo mesmo, corpo cansado, coração amoroso. Já estava de bom tamanho. Era hora de seguir os conselhos da Mãe Natureza.

Ao ritmo dos ruídos produzidos pelos meus pés, dentro dos tênis encharcados, corri de volta pra casa, pensando comigo mesmo:

volta pra casa,
onde sempre esteve,
a chuva no mar…

Eduardo Leal
Fotos de autores desconhecidos
Instruções de utilização: Ouvir “Água de chuva no mar” na voz de Beth Carvalho

Uma resposta para “Garrafa 330 – Chuva no mar

Assinar os comentários com RSS.

  1. Pingback: Agradecimento 29 – Caminhada na praia « .:: Sou grato por isso! ::.

Deixe um comentário

