Garrafa 277 – Oficina de Desenvolvimento Gerencial e Liderança Coach – Outubro de 2011   1 comment

A experiência acumulada na condução de processos de Coaching Centrado em Valores e de Treinamento em Gestão Pessoal de diversos gerentes e coordenadores de equipes e no apoio à implantação de processos de Planejamento Estratégico em diferentes empresas e organizações evidenciou uma lacuna que ainda não vem sendo preenchida de maneira adequada. Trata-se do desconhecimento, por parte da maioria dos gestores, de ferramentas simples e princípios básicos de gestão pessoal, de trabalho em grupo e de liderança e gestão organizacional provenientes de um novo estilo de liderança que pode ser chamado de Liderança Coach – no nosso entendimento, o estilo de liderança do Século XXI. Observam-se mudanças visíveis e impacto imediato no dia a dia dos gerentes e coordenadores de empresas com a adoção do estilo de liderança coach.

Normalmente, quando uma empresa decide investir na qualificação de seus futuros Gestores, o faz por meio de cursos de mestrado (MBA) ou doutorado em instituições de renome, no Brasil e no exterior, na área de Gestão de Negócios. Tais cursos são de duração de cerca de um ano e meio ou dois e, apesar de proverem oportunidades para o exercício da prática de gestão, normalmente por meio de jogos de negócio, tem um viés mais acadêmico e conceitual e, normalmente, não abordam determinadas ferramentas comportamentais mais próximas da Gestão Pessoal e da Comunicação Interpessoal. Trata-se, entre outras, da prática de escuta com empatia, da formulação de perguntas poderosas que levem à reflexão, da prática de se oferecer feedback positivo permanente e de se oferecer o feedback construtivo quando necessário, da prática de remover barreiras e prestar apoio em diversos níveis, de se identificar valores e crenças e neutralizar crenças limitantes, etc. Essas ferramentas de Liderança e de Gestão Pessoal têm profundos reflexos na Gestão Organizacional uma vez que, nesse nível mais abrangente, no final das contas, trata-se de inspirar e liderar pessoas para fazer com que elas, de maneira entusiasmada, individualmente e em grupo, dêem a sua máxima contribuição para a conquista dos objetivos e metas da empresa ou organização.

Observa-se que quando esse conhecimento é transmitido e desenvolvido em paralelo com os trabalhos de Coaching ou a partir do início dos trabalhos de um processo de Planejamento Estratégico, como um tipo de treinamento ou consultoria específicos, seus efeitos positivos podem ser percebidos e aproveitados imediatamente pelos diversos gerentes, coordenadores, grupos de trabalho e equipes, com reflexos ao longo de todo o processo.

Para enfrentar esse desafio, oferecemos um tipo de treinamento denomonado “Oficina de Desenvolvimento gerencial e Liderança Coach” que já foi vivenciado, com resultados extremamente positivos, por 160 colaboradores da NUCLEP – Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A., a partir de 2010.

Você é nosso convidado para conhecer mais a respeito do assunto, em uma palestra gratuita que será realizada no Rio de Janeiro. Veja as informações básicas na imagem abaixo e o detalhamento em:

http://www.fabricaabstrata.com.br/oficina/

Anúncios

Uma resposta para “Garrafa 277 – Oficina de Desenvolvimento Gerencial e Liderança Coach – Outubro de 2011

Assinar os comentários com RSS.

  1. Veja informações detalhadas em: http://www.fabricaabstrata.com.br/oficina/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: