Garrafa 72 – Estratégia e comunicação   Leave a comment

Estratégia é sobre ser diferente. Singular.
É uma diferença que faz diferença. Isto é: algo que faz o cliente escolher você e não outro.
Pode ser preço baixo, pode ser preço alto. Pode ser serviço sofisticado ou simples. Pode ser funcionalidade, beleza, conveniência. A estratégia pode ser centrada no produto ou nos processos para produzi-lo. Pode ser até centrada na forma de falar sobre o produto, nada tendo a ver com supostas características intrínsecas a ele.
Tem de haver alguém disposto a pagar pelo que você acha que tem valor, deixando um excesso para você. Estratégia é a formulação de sua aposta.
Estratégia é fazer as mesmas coisas que seu concorrente faz, mas de maneira diferente, ou fazer coisas que o cliente valoriza, mas que seu concorrente não faz. É um exercício de imaginação.
Tudo na empresa tem de ser visto, por todos, sob a ótica da sua estratégia. Tudo e todos. A estratégia de uma empresa é a empresa.
É por isso que o problema maior de qualquer empresa é sempre comunicação.
Não existe outro problema. Empresas são processos de comunicação.
 
Clemente Nobrega
Anúncios

Publicado 28/08/2006 por Eduardo Leal em Gestão Organizacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: